A CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA, segundo a narrativa de seu próprio fundador, o Padre Júlio Maria De Lombaerde, “nasceu pequenina na humildade, na pobreza, sem intervenção nem de ricos nem de poderosos”. Padre Júlio Maria, um missionário belga enviado ao Brasil, teve a inspiração de fundar uma Congregação Religiosa, inspirada na vida de Maria, durante um momento de profunda oração, onde escutou os desígnios de Deus.
Quando Padre Júlio Maria chegou a Macapá, ele enfrentou a realidade sociocultural, econômica e religiosa da cidade. Ele havia fundado a Associação das Filhas de Maria e, à medida que surgiam vocações e as necessidades de religiosas para a missão cresciam, seu apelo pessoal para fundar uma Congregação se fortaleceu. Ele compartilhou seu projeto com D. Amando Bahlman, Bispo de Santarém, Pará, várias vezes. Talvez percebendo a impossibilidade de sua realização, o bispo não interferiu nos planos do vigário fundador.
Padre Júlio Maria marcou um encontro com o bispo em Belém para concretizar a fundação do Instituto Cordimariano. No entanto, o bispo chegou atrasado e, ao perceber que tudo estava preparado, opôs-se radicalmente. Padre Júlio Maria, desejando somente a glória de Deus, estava disposto a enviar as candidatas para suas famílias, se essa fosse a vontade da autoridade diocesana. O bispo, após reflexão, permitiu a fundação. A Congregação foi fundada no dia 21 de novembro de 1916, na Festa da Apresentação de Maria.
Manter vivo o legado da Congregação, guiado por nossos valores e missão, continuando a inspirar e servir. Cordimarianas-amar o mundo com o coração de Maria na compaixão e misericórdia.